Pesquisa Personalizada

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Falando sobre o Constellation...


Olá pessoal!
Hoje resolvi escrever sobre este maravilhoso avião com o objetivo de tirar algumas dúvidas que insistem em se fazer presente nas centenas, milhares de estusiastas da aviação comercial - sobretudo brasileira -, bem como daqueles aficcionados e apaixonados por esta belezinha, carinhosamente apelidado com o nome feminino "Connie". Dúvidas essas - até mesmo confusões, ou falta de informação - acerca deste específico modelo imortalizado nas cores da PANAIR DO BRASIL que integra o maravilhoso acervo do "Museu Nas Asas de Um Sonho", idealizado pela TAM (leia-se Comandante Rolim Amaro!).
O belíssimo registro fotográfico acima foi feito por Renato Spilimbergo Carvalho, e pode ser encontrado nos Sites Airliners.Net e Jetphotos.Net, nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.airliners.net/open.file/1195308/L/ e http://www.jetphotos.net/viewphoto.php?id=6113386.
A fotografia que ilustra este "post" é a do Lockheed L.749A Constellation. O "Connie", carinhosamente apelidado assim pelos americanos é considerado o mais belo avião comercial do mundo, a majestade dos ares e o pioneiro na realização dos vôos transoceânicos sem escalas. Revolucionou a aviação comercial brasileira, pelos avanços tecnológicos da época. Veja no YOUTUBE o que ele era capaz de fazer, acessando os dois links, pela ordem: http://br.youtube.com/watch?v=3rgzAnrI6Bw&feature=related e http://br.youtube.com/watch?v=SCL7FglFapY&feature=related.
A PANAIR foi o seu maior operador no Brasil e por este motivo a TAM decidiu homenageá-la com a sua pintura, imortalizando ambos - a Panair e o "Connie - em seu Museu. O Lockheed L.049 (modelo inicial) Constellation do acervo não é o PP-PDD (cn 2033) da PANAIR, recebido da PAN AM, cuja matricula inicial era N88833. Trata-se, na verdade, de registro e pintura fictícios - uma homenagem sem igual.
O "Connie" do Museu, estático, imortalizado nas cores da saudosa PANAIR DO BRASIL, é o N86533 (cn 2071): um dos últimos sobreviventes. Foi fabricado no ano de 1946, originalmente entregue à KLM - Royal Dutch Airlines, com a matricula PH-TAX. No ano de 1950 foi devolvido ao fabricante Lockheed Aircraft Co. Modificado para o modelo "L.749A", foi revendido à Capital Airlines. Entre os anos de 1961 e 1965 operadores como a Modern Air Transport (MAT), Rymar de Montevideo e International Caribbean Corp., detiveram a sua posse, até ser interditado e retido no aeroporto de Assunção (Paraguai) com uma carga ilegal.
O velho "Connie", então, nunca mais voou...
O ano de 1978 é o marco inicial da deterioração do Constellation N86533, internacionalmente conhecido por "Connie", como já afirmei. A partir de então, ficou literalmente abandonado: deixou de receber qualquer cuidado de preservação (a exceção de uma pintura amarela), entrando em um longo período de auto-sucateamento e deterioração rápidos. Ao longo de mais de 34 anos, permaneceu assim, sem cuidados, até que em meados de 1999 foi negociado com o governo paraguaio.
O ano de 2000 se inicia com a expectativa da remoção do velho "Connie" para o Museu. Por via terrestre, o que restou dele, foi transportado para o Brasil em seis carretas. Nas oficinas do museu o "L.749A" foi completamente desmontado, tendo sido verificado em suas condições estruturais e iniciado o processo de seu restauro (exterior) apenas para exposição estática.
Infelizmente ele jamais poderá voar...
O esforço realizado para trazê-lo ao Brasil deve ser sempre lembrado: o transporte do velho "Connie" para o "Museu Nas Asas de Um Sonho" se deu por via terrestre em uma operação logística de custo muito elevado - mais de 6 carretas, viajando por mais de 30 dias.
Classificação: Raríssimo
Pais de origem: EUA
Ano de fabricação: 1946
Especificações
Motor: 4 motores - Wright Ciclone
Características: Radial, 18 cilindros - 2.000 HP
Dimensões
Comprimento: 29,03 m
Envergadura: 37,49 m
Capacidades
Peso vazio: 22.906 Kg
Peso completo: 44.492 Kg
Lugares: 10 tripulantes + 46 a 81 passageiros
Performance
Velocidade de cruzeiro: 483 Km/h
Velocidade máxima: 531 Km/h
Fonte:

Nenhum comentário: