Pesquisa Personalizada

terça-feira, 31 de julho de 2012

LOT - Plish Airlines - SP-LIC


Embraer - ERJ-175STD (ERJ-170-200) (cn 17000134). Warsaw - Okecie (Frederic Chopin) (WAW/EPWA). Polonia, 31 de julho de 2012.

Registro fotográfico de Artur Kita, disponível em:


segunda-feira, 30 de julho de 2012

TAM - Linhas Aéreas - PR-MAH


Airbus A319-132, registro PR-MAH (cn 1608). Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN). Em 22 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2001, foi equipado com dois motores IAE V2524-A5, configurado para 144 PAX.

Matriculado inicialmente D-AVYV, pela Airbus Industrie, voou pela primeira vez em 17 de outubro de 2001.

Adquirido pela TACA, foi matriculado N476TA:

http://www.airliners.net/photo/TACA/Airbus-A319-132/1776930/&sid=054acf399d28d93dfe0844da8d012ac4

Adquirido pela TAM, mediante leasing, em 10 de junho de 2002, foi matriculado PR-MAH, em 02 de agosto de 2002 (RAB).

domingo, 29 de julho de 2012

HAWKER BEECHCRAFT - PR-ZCL


Hawker Beechcraft King Air C-90GTi W, registro PR-ZCL (cn LJ-1975). Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN).

Apesar de o destaque ser para o Beechcraft B200 Super King Air (PP-LOV), reporto-me ao fundo, à direita, para ZCL (Zezé di Camarco e Luciano).

Taxiado no Aeroporto de Caldas Novas, após ter trazido os cantores para o Show "12 horas na Lagoa". Grande espetáculo da dupla, ao lado de outros cantores de renomado sucesso.

Sobre a aeronave:

Pesquisando dados.

sábado, 28 de julho de 2012

GOL Linhas Aéreas - PR-GIJ


Boeing 737-7L9, registro PR-GIJ (cn 28012/1092), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 22 de julho de 2012.

Na final da RW 09.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2002, foi equipado com dois motores GE CFM56-7B2, configurado para 144 PAX, tendo voado pela primeira vez em 04 de março de 2002.

Adquirido novo pela Maersk Air, em 19 de março de 2002, foi matriculado OY-MRK:

http://www.airliners.net/photo/Maersk-Air/Boeing-737-7L9/0338533/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em abril de 2002 foi transferido, mediante leasing, para a Azzurra Air, mantendo a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Azzurra-Air-(Maersk/Boeing-737-7L9/0241900/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em Outubro de 2002, transferido mediante leasing para a Alpi Eagles, matendo a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Alpi-Eagles-(Maersk/Boeing-737-7L9/0291376/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em março de 2003, retornou do leasing para a Maersk Air, ainda com a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Maersk-Air/Boeing-737-7L9/0902529/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em abril de 2003, transferido, mediante leasing, para a Sterling European Airlines, mantendo a matricula OY-MRK:

http://www.airliners.net/photo/Sterling-European-Airlines/Boeing-737-7L9/0366229/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em março de 2006 foi transferido para a GOL, mediante leasing, matriculado PR-GIJ, onde permanece até o momento.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) registro aeronáutico efetuado em data de 06 de junho de 2006.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Aeroflot - RA-89006


Russian Airlines. Sukhoi Superjet 100-95, registro RA-89006 (cn 95014). Dresden (Klotzsche) (DRS/EDDC), Alemanha, 27 de julho de 2012.

Registro fotográfico de Martin Lidzba, disponível em:


Sobre a aeronave:

Construído em 2012 (novinho), foi equipado com dois motores PowerJet SaM146 (consórcio franco-russo Snecma e NPO Saturn). Seu primeiro vôo foi em 04 de abril de 2012.

Adquirido pela Aeroflot, em 17 de maio de 2012, foi matriculado RA-89006, batizado E. Barabash.

Delta Air Lines - N675NW


Boeing 747-451, matricula N675NW (cn 33001). Tel Aviv Ban Gurion - LLBG. Israel, 27 de julho de 2012.

Registro fotográfico de 4x6zk - Air Team Images, disponível em:


quinta-feira, 26 de julho de 2012

GOL Linhas Aéreas - PR-GIJ


Boeing 737-7L9, registro PR-GIJ (cn 28012/1092), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 22 de julho de 2012.

Arremetendo após perder a aproximação.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2002, foi equipado com dois motores GE CFM56-7B2, configurado para 144 PAX, tendo voado pela primeira vez em 04 de março de 2002.

Adquirido novo pela Maersk Air, em 19 de março de 2002, foi matriculado OY-MRK:

http://www.airliners.net/photo/Maersk-Air/Boeing-737-7L9/0338533/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em abril de 2002 foi transferido, mediante leasing, para a Azzurra Air, mantendo a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Azzurra-Air-(Maersk/Boeing-737-7L9/0241900/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em Outubro de 2002, transferido mediante leasing para a Alpi Eagles, matendo a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Alpi-Eagles-(Maersk/Boeing-737-7L9/0291376/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em março de 2003, retornou do leasing para a Maersk Air, ainda com a mesma matricula:

http://www.airliners.net/photo/Maersk-Air/Boeing-737-7L9/0902529/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em abril de 2003, transferido, mediante leasing, para a Sterling European Airlines, mantendo a matricula OY-MRK:

http://www.airliners.net/photo/Sterling-European-Airlines/Boeing-737-7L9/0366229/L/&sid=926086057dee78d899b1610671642255

Em março de 2006 foi transferido para a GOL, mediante leasing, matriculado PR-GIJ, onde permanece até o momento.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) registro aeronáutico provisório efetuado em data de 06 de junho de 2006.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

TAM - Linhas Aéreas - PT-MYK - PR-GIJ


Airbus A320-214, registro PT-MYK (cn 4544), ao lado PR-GIJ (GOL), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN). Em 22 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2010, foi equipado com dois motores GE CFM56-5B4/P, configurado para 174 PAX.

Primeiro vôo em 08 de dezembro de 2010, sob a matricula de testes da Airbus Industrie, D-AXAN.

Adquirido novo pela TAM em 16 de dezembro de 2010, foi matriculado PT-MYK.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Azul – Linhas Aéreas Brasileiras - PR-ATU


ATR 72-600, registro PR-ATU (F-WWER), cn 1033. Na final para Aéroport Toulouse-Blagnac, em 26 de junho de 2012.

Registro fotográfico de F-GOTPA, disponível em:

http://www.flickr.com/photos/aeroportldef-gotpa/7534738624/

Recém construído (2012), foi equipado com dois motores PW127M, adquirido em 23 de julho de 2012 (entrega), batizado "Azul Anil", está sendo matriculado PR-ATU (ainda não consta a matricula no RAB).

Trata-se da mais nova aeronave adquirida pela Azul para continuar o seu processo de expansão.

Germanwings - D-AGWD


Airbus A319-132, matricula D-AGWD (cn 3011). Cologne/Bonn (CGN/EDDK). Alemanha, 24 de julho de 2012.

Registro fotográfico de Marcel Muller, disponível em:




segunda-feira, 23 de julho de 2012

Azul – Linhas Aéreas Brasileiras - PR-AXB


Embraer ERJ 190-200 IGW (ERJ 195LR), registro PR-AXB (cn 19000498). Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN). Em 22 de julho de 2012.

EM procedimento de arremetida após missed approach.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2011, foi equipado com dois motores GE CF34-10E7.

Adquirido pela Azul, em 23 de dezembro de 2011, foi matriculado PR-AXB.


domingo, 22 de julho de 2012

TAM - Linhas Aéreas - PR-MYK


Airbus A320-214, registro PR-MYK (cn 4544), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN). Em 22 de julho de 2012.

Na final da RW 09.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2010, foi equipado com dois motores GE CFM56-5B4/P, configurado para 174 PAX.

Primeiro vôo em 08 de dezembro de 2010, sob a matricula de testes da Airbus Industrie, D-AXAN.

Adquirido novo pela TAM em 16 de dezembro de 2010, foi matriculado PR-MYK.

sábado, 21 de julho de 2012

Azul – Linhas Aéreas Brasileiras - PR-AYG


Embraer ERJ 195-AR (ERJ 190-200 IGW), matricula PR-AYG (cn 19000356). Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2010, foi equipado com dois motores General Electric CF34-10E6.

Adquirido pela AZUL em 21 de maio de 2010 foi matriculado PR-AYG, batizado "Tudo Novo, Tudo Azul". 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Airbus A320-214 - PR-MYD


TAM Linhas Aéreas. Airbus A320-214, registro PP-MYD (cn 3750). Caldas Novas Municipal Airport (Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães) (CLV/SBCN), em 08 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2008, voou pela primeira vez em 17 de dezembro de 2008, foi equipado com dois motores CFMI CFM56-5B4/3, na configuração Y-174, matriculado F-WWBR (matricula para testes da Airbus).

Alugado pela TAM da RBS, em 30 de janeiro de 2009, foi matriculado PR-MYD

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Airbus A320-232 - PT-MZJ


TAM (Passaredo). Airbus A320-232, registro PT-MZJ (cn 1251), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN). Em 15 de julho de 2012.

"A serviço da Passaredo", é o slogan pintado na proa, próximo ao "nariz".

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2000, foi equipado com dois motores IAE V2527-A5.

Primeiro vôo em 22 de maio de 2000, sob a matricula de testes da Airbus Industrie, F-WWIV.

Adquirido novo pela TAM em 21 de agosto de 2000, foi matriculado PT-MZJ em 13 de setembro de 2000 (RAB).

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Airbus A320-214 - PR-MYG


TAM Linhas Aéreas. Airbus A320-214, registro PR-MYG (cn 4320). Caldas Novas Municipal Airport (Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães) (CLV/SBCN), em 08 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2010, está equipado com doi motores 2x CFMI CFM56-5B4/3, na configuração Y-174, inicialmente matriculado F-WWDJ (Airbus Teste), tendo voado pela primeira vez em 26-05-2010.

Adquirido novo pela TAM em 14 de junho de 2010, foi matriculado PR-MYG.

Primeiro vôo, já pintado nas cores da TAM, pode ser visto aqui:

http://www.planespotters.net/Aviation_Photos/photo.show?id=133000

terça-feira, 17 de julho de 2012

GOL Linhas Aéreas - PR-GOC


Boeing 737-75B (cn 28101/17), registro PR-GOC, Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 1997, foi matriculado N5573K, para testes junto a Boeing, equipado com dois motores General Electric GE CFM56-7B2 (27.000 Libras), tendo voado pela primeira vez em 02 de abril de 1998.

Foi adquirido novo pela Germania em 23 de abril de 1998, matriculado D-AGEO, transferido para a LTU International Airways, mantendo a mesma matricula.

Transferido para a GOL em janeiro de 2001, mediante leasing, foi matriculado PR-GOC.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) registro aeronáutico provisório efetuado em data de 25 de janeiro de 2001.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TAM - Linhas Aéreas


Airbus A320-232.

Em destaque o PT-MZJ (cn 1251), ao fundo no procedimento "start engine" e "push back" o PR-MAE (cn 1804), sozinho no próximo post...

Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Ressalto que a denominação IATA do aeroporto de Caldas Novas antes da mudança de categoria era SWKN.

domingo, 15 de julho de 2012

Azul – Linhas Aéreas Brasileiras - PR-AYG


Embraer ERJ 195-AR (ERJ 190-200 IGW), matricula PR-AYG (cn 19000356). Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2010, foi equipado com dois motores General Electric CF34-10E6.

Adquirido pela AZUL em 21 de maio de 2010 foi matriculado PR-AYG, batizado "Tudo Novo, Tudo Azul". 

Boeing 737-75B


GOL Linhas Aéreas. Boeing 737-75B (cn 28101/17), registro PR-GOC, Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 1997, foi matriculado N5573K, para testes junto a Boeing, equipado com dois motores General Electric GE CFM56-7B2 (27.000 Libras), tendo voado pela primeira vez em 02 de abril de 1998.

Foi adquirido novo pela Germania em 23 de abril de 1998, matriculado D-AGEO, transferido para a LTU International Airways, mantendo a mesma matricula.

Transferido para a GOL em janeiro de 2001, mediante leasing, foi matriculado PR-GOC.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) registro aeronáutico provisório efetuado em data de 25 de janeiro de 2001.

Nas cores da Germania, pode ser visto aqui:


Nas cores da LTU - Germania, pode ser visto aqui:



sábado, 14 de julho de 2012

Airbus A320-232 - PR-MAB


TAM Linhas Aéreas. Airbus A320-232 (cn 1663), registro PR-MAB, Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 2002, foi matriculado F-WWIE, para testes junto a Airbus, tendo voado pela primeira vez em 20 de novembro de 2002.

Foi adquirido novo pela TAM em 03 de abril de 2002, equipado com dois motores International Aero Engines IAE V2527-A5 (27.000 Libras), matriculado PR-MAB.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) arrendamento operacional em data de 05 de setembro de 2005.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

McDonnell Douglas MD-11 (HZ-AFAS)


Saudi Arabian Special Flight Service. McDonnell Douglas (Boeing) MD-11, registro HZ-AFAS (cn 48533/544). Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG/LFPG). França, 29 de julho de 2008.

Registro fotográfico de KSK, disponível em:

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 1993, foi equipado com três motores Pratt Whitney PW 4460.

Inicialmente matriculado N9020Z, pela McDonnell Douglas, para testes:


Adquirido pela Royal Saudi Air Force, foi matriculado HZ-HM8:


Transferido para a Saudi Arabian Royal Flight, foi matriculado HZ-AFA1:


Armazenado para reforma, e para se tornar o HZ-AFAS:


Finalmente transferido para Saudi Arabian Special Flight Services, matriculado HZ-AFAS.





quinta-feira, 12 de julho de 2012

GOL Linhas Aéreas - PR-GOC


Boeing 737-75B (cn 28101/17), registro PR-GOC, Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas, GO (CLV/SBCN), em 15 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído em 1997, foi matriculado N5573K, para testes junto a Boeing, equipado com dois motores General Electric GE CFM56-7B2 (27.000 Libras), tendo voado pela primeira vez em 02 de abril de 1998.

Foi adquirido novo pela Germania em 23 de abril de 1998, matriculado D-AGEO, transferido para a LTU International Airways, mantendo a mesma matricula.

Transferido para a GOL em janeiro de 2001, mediante leasing, foi matriculado PR-GOC.

Consta no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) registro aeronáutico provisório efetuado em data de 25 de janeiro de 2001.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Boeing 737-809 - PR-GIT


Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Boeing 737-809, registro PR-GIT (cn 28403/117). Belo Horizonte - Tancredo Neves (Confins) (CNF/SBCF), em 03 de julho de 2012.

Registro fotográfico de Alison Almeida, retratando o slogam do programa de milhagem "Smiles", disponível em:


terça-feira, 10 de julho de 2012

Qatar Airways


Boeing 787-8DZ Dreamliner, registro N10187 (cn 38320/58). Farnborough (FAB / EGLF). UK - England, July 10, 2012.

Registro fotográfico fantástico de Dennis Muller, disponível em:

http://www.airliners.net/photo/Qatar-Airways/Boeing-787-8DZ-Dreamliner/2131347/L/&sid=26fd24f5c9146b18858c805acfc1945d

Airbus A320-214 - PR-MYD


Hoje uma pequena sequência de fotos minhas...

01/02

TAM Linhas Aéreas. Airbus A320-214, registro PP-MYD (cn 3750). Caldas Novas Municipal Airport (Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães) (CLV/SBCN), em 08 de julho de 2012.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2008, voou pela primeira vez em 17 de dezembro de 2008, foi equipado com dois motores CFMI CFM56-5B4/3, na configuração Y-174, matriculado F-WWBR (matricula para testes da Airbus).

Alugado pela TAM da RBS, em 30 de janeiro de 2009, foi matriculado PR-MYD 

Ao fundo, taxiando para decolagem, VARIG PR-GOQ.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Boeing 737-76N - VARIG - PR-GOQ


Continuando os meus registros...

02/02

VARIG. Boeing 737-76N, registro PR-GOQ (cn 33417/1215), Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, Caldas Novas-GO (CLV/SBCN), em 08 de julho de 2012.

Taxiando para a pista 09, em "push back" e "start engine".

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 2002, na versão Y-144, foi equipado com dois motores CFMI - CFM56-7B22, tendo voado pela primeira vez em 06 de setembro de 2002.

Em 24 de outubro de 2002 foi adquirido pelo GOL Linhas Aéreas mediante leasing pela GECAS, matriculado PR-GOQ.

No mês de maio de 2008 foi transferido para a VARIG, também mediante leasing pela GECAS, mantendo a mesma matricula.

Nas cores da GOL, pode ser visto aqui:




domingo, 8 de julho de 2012

TAM - PP-MYG - Airbus A320-214


Hoje uma pequena sequencia de fotos minhas... 

02/02 

TAM Linhas Aéreas. Airbus A320-214, registro PR-MYG (cn 4320). Caldas Novas Municipal Airport (Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães) (CLV/SBCN), em 08 de julho de 2012. 

Breve histórico da aeronave: 

Construído no ano de 2010, está equipado com doi motores 2x CFMI CFM56-5B4/3, na configuração Y-174, inicialmente matriculado F-WWDJ (Airbus Teste), tendo voado pela primeira vez em 26-05-2010. 

Adquirido novo pela TAM em 14 de junho de 2010, foi matriculado PR-MYG. 

Primeiro vôo, já pintado nas cores da TAM, pode ser visto aqui: 

http://www.planespotters.net/Aviation_Photos/photo.show?id=133000 

Ao fundo, vê-se o VARIG PR-GOQ, no procedimento "Start engine"...


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Boeing 747-8R7F/SCD - Cockpit


Cargolux. Boeing 747-8R7F/SCD, registro LX-VCB (cn 35806/1423), Milão - Malpensa (MXP/LIMC), Itália, 17 de Outubro de 2011.

Registro fotográfico de William Scolaro, disponível em:

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TAM - Boeing 777-32W/ER - PT-MUB


Boeing 777-32W/ER, registro PT-MUB (cn 37665/733). Fortaleza - Pinto Martins (FOR / SBFZ). Brazil, March 6, 2010.

Registro fotográfico de Leonardo L. de Mello Menezes, disponível em:

http://www.airliners.net/photo/TAM/Boeing-777-32W-ER/1710568/L/&sid=923db9cefd3e29956183773fc631f406